centro-do-recife

Nesse domingo (24), fizemos uma caminhada pelas histórias escondidas no centro da cidade. Saímos da Praça do Derby em direção à Praça da República, no bairro de Santo Antônio. Ao longo do caminho, conversamos e contemplamos os espaços e imóveis da Soledade, Boa Vista, São José e Santo Antônio, que guardam consigo o que os teóricos chamam de patrimônio imaterial do Recife.  

Listei aqui 10 histórias escondidas sobre as quais conversamos lá. Algumas pessoas as conhecem bem, outras nem tanto. Você topa testar os seus conhecimentos?

Vamos lá.

Você sabia?

  1. Que a peixe-boi Xica, que vivia na Praça do Derby, foi esfaqueada?
  2. Que o atual prédio do IAB-PE, em frente ao prédio da Fundação Joaquim Nabuco, no Derby, era o antigo necrotério da Faculdade de Medicina?
  3. Que Dom Helder Câmara, que morou ali na Rua das Fronteiras, foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz?
  4. Que o Consulado Americano – que está no Recife há 200 anos – está de mudança da Boa Vista para a Reserva do Paiva?
  5. Que a Vila de Santo Antônio mantém 10 casas intocadas, em pleno Centro da Cidade?
  6. Que a atual sede da URB contempla uma antiga Igreja?
  7. Que o Santuário de Nossa Senhora de Fátima, que fica dentro do antigo Colégio Nóbrega, é o primeiro dedicado à Santa nas Américas?
  8. Que Oliveira Lima, diplomata que dá nome à avenida que continua a Rua do Riachuelo, foi sepultado em Washington em uma lápide onde só consta a inscrição “Aqui jaz um amigo dos livros”?
  9. Que a antiga casa do escritor Manuel Bandeira, na Rua da União, abriga hoje um espaço cultural que preserva memórias sobre sua vida e obra?
  10. Que o Palácio do Campo das Princesas tem uma escada secreta, que serve como rota de fuga para o Governador de Pernambuco?

Compartilha as tuas!

Fotos: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1202848249736262&set=pcb.311253659210299&type=3&theater

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>