fernando-holanda-zepelim

A torre do Jiquiá é a última estação de atracação de Zepelins do mundo! Ela está localizada no bairro de Areais aqui no Recife, mas ainda é pouco conhecida pelas pessoas. Foi até lá que pedalamos no último domingo (7). Saímos do Parque da Jaqueira em direção ao bairro de Afogados, pegando um trechinho da ciclofaixa das Graças e outro da Estrada dos Remédios.

A história da Torre do Zepelim

Chegando lá, nos demos de cara com uma grande oportunidade desperdiçada. A torre fica no Parque do Jiquiá, uma reserva de Mata Atlântica de mais de 30 hectares, bem no meio da cidade. Instalada em 1930, a torre recebeu 65 viagens do Graf Zepellin entre os anos de 1930 e 1936. Os vôos bimestrais vinham da Alemanha em direção ao Rio de Janeiro e tinham no Recife uma parada estratégia para o reabastecimento após os mais de 45 dias de viagem que eram necessários para cruzar o Oceano Atlântico. A rota fazia parte de um turismo de alto luxo promovidos pelo governo nazista, que tinha nos dirigíveis um de seus mais importantes instrumentos de propaganda.

A torre do Jiquiá foi reformada pela Prefeitura do Recife em 2015, pela comemoração dos 85 anos do primeiro voo de Zepelim, que cruzou os céus da cidade sob o olhar atento de mais de 15 mil pessoas. Há diversos projetos – alguns até grandiosos demais – que visam resgatar e devolver este importante patrimônio às pessoas e, principalmente, a quem vive nas comunidades do entorno.

Participe

Foi uma pedalada massa, com direito até a alguns aventuras (nas próximas, acompanha a gente lá no Snapchat FernandHoland). A gente pode conhecer e cuidar melhor da cidade!

Foto: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1212308732123547&set=pb.100000332946145.-2207520000.1470927829.&type=3&theater

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>